ENGENHARIA DE CUSTOS
- Rosangela Machado - Engenharia Rosa
- 3 de ago. de 2020
- 4 min de leitura
ENTENDA SUA IMPORTÂNCIA
Rombos em orçamentos de obras são problemas muito sérios e causam grandes impactos no resultado financeiro das empresas do setor da construção civil.
Não é a toa que a Engenharia de Custos têm ganhado espaço no mercado e esse tema do nosso post de hoje.
Estou me referindo ao ramo da engenharia que se dedica ao estudo do custo total de uma obra ou serviço .
Esse assunto é de alta relevância para o sucesso dos negócios imobiliários e também dentro do canteiro de obras.
Vem com a loira.

O QUE É ENGENHARIA DE CUSTOS?
Uma pessoa mais desatenta pode achar que a Engenharia de Custos se limita ao preenchimento de planilhas ou à elaboração de orçamentos.
É verdade que essas são etapas importantes do trabalho.
Mas estamos falando de algo que vai muito além.
“Esta é a área da engenharia na qual princípios, normas, critérios e experiência são utilizados para resolução de problemas de estimativa de custos, avaliação econômica, de planejamento e de gerência e controle de empreendimentos”.
QUAL A EXTENSÃO DESTA CIÊNCIA MULTIDISCIPLINAR?
Você já deve ter percebido que a Engenharia de Custos envolve uma série de conhecimentos e técnicas de gestão de custos.
Seu objetivo é converter orçamentos consistentes em gastos bem realizados e gerar economias, sem perda de qualidade, obviamente.
A Engenharia de Custos envolve, além da realização do orçamento, a elaboração do cronograma financeiro, do fluxo de caixa, a coordenação dos custos e os ajustes necessários para adequar a realidade ao orçamento inicial.
Isso significa que o trabalho do engenheiro de custos não termina com a previsão de custos de investimentos. Ele prossegue na fase de construção, com o mesmo rigor, através do planejamento, controle e acompanhamento de custos.
Ou seja, o engenheiro de custos atua em todas as etapas do desenvolvimento de um produto imobiliário.
A Engenharia de Custos serve também para a montagem de bancos de dados com as composições analíticas de custo dos serviços de interesse da empresa.
Os resultados obtidos nas obras que vão sendo executadas ajudam a consolidar o trabalho de estimativas de custo de futuras obras.
Confira no vídeo abaixo o que a Engenharia de Custos pode ensinar sobre gerenciamento de obras.

QUAL A IMPORTÂNCIA DA ENGENHARIA DE CUSTOS?
Estamos falando de algo de vital importância para a análise correta da viabilidade de um empreendimento. Inclusive com projeção do preço de venda, por exemplo.
" A orçamentação, quando mal elaborada, pode trazer informações incompletas sobre todas as fases da obra tornando impossível que o empreendimento consiga estabelecer metas orçamentárias, quantificar serviço e materiais".
Por outro lado, um orçamento assertivo e confiável faz com que o gestor consiga otimizar todo o processo de estimar os custos do empreendimento, diminuindo os riscos futuros enormemente.
É possível dizer que, quando o trabalho do engenheiro de custos, dos orçamentista e planejadores não é bem realizado, as ameaças são consideráveis. Entre elas, destaco:
Baixa qualidade dos serviços;
Atrasos ou paralisações de obra;
Aditivos contratuais, recursos e ações judiciais que podem levar a prejuízos.
A importância da Engenharia de Custos é tamanha que em 2017 publicada a Lei 13.453 que torna o dia 27 de maio o Dia Nacional do Engenheiro de Custos. O objetivo dessa iniciativa é valorizar, ainda mais, este ramo da profissão.

MUITO MAIS DO QUE ORÇAMENTOS DE OBRA
O profissional de engenharia civil especializado em custos é um profissional técnico que deve transitar com facilidade por todas as etapas do ciclo de vida de uma edificação, englobando desde o estudo de viabilidade até a gestão da análise econômica do ativo.
“Ele é um gerente de múltiplas habilidades, algumas das quais adquiridas com estudo e capacitação, outras com vivência em obras e empreendimentos de Engenharia”.
Mas se você ainda tem dúvidas sobre o que faz um engenheiro de custos, não se preocupe.
Por isso, vou resumir para você algumas das atividades desse profissional a seguir.
ATIVIDADES DO ENGENHEIRO DE CUSTOS
Previsão de custos do empreendimento. Para isso, o engenheiro de custos levanta diversas informações a fim de determinar a previsão de custos para cada etapa ou serviço de um empreendimento, assim como o custo global;
Análise do contexto econômico. O profissional analisa o mercado, as situações financeiras da empresa, os possíveis riscos e imprevistos;
Elaboração do orçamento. O engenheiro realiza um levantamento detalhado de todos os dados: quantitativo de serviços e tarefas, mão de obra, quantidade de materiais, equipamentos, taxas, impostos, seguros, transporte necessário etc;
Gestão do orçamento. Esse é o momento em que o profissional controla cada etapa e confirma se o realizado corresponde ao planejado;
Avaliação de desempenho. É quando se avalia o desempenho tanto do orçamento realizado, quanto do empreendimento. Assim, para tanto, são analisados os desvios que ocorreram e se estão dentro de margens aceitáveis de erro;
Controle de mudanças e riscos. Essa é a etapa mais dinâmica do trabalho. O engenheiro de custos precisa revisar o orçamento para não perder o controle do custo, indicando ações para que o desvio seja o mínimo possível e eventuais ações corretivas.
CONCLUINDO
No post de hoje você conheceu um pouco mais sobre a Engenharia de Custos.
Afinal, é uma área fundamental para o sucesso dos negócios imobiliários.
Então, você viu que para gerar um trabalho assertivo, o engenheiro de custos precisa dispor de sólidos conhecimentos sobre os materiais utilizados e os procedimentos empregados em cada etapa da construção.
Aliás, mais além, o profissional deve estar sempre atualizado.
Especialmente em relação às taxas provenientes de encargos sociais e do BDI (Benefícios e Despesas Indiretas) que a construtora adota.
Gostou do post?
Então comente e compartilhe.
1000 beijinhos da loira.
Comments