top of page

PISCINA COM JARDIM

  • Foto do escritor: Rosangela Machado - Engenharia Rosa
    Rosangela Machado - Engenharia Rosa
  • 3 de ago. de 2020
  • 4 min de leitura

PLANTAS QUE EMBELEZAM A ÁREA DA PISCINA



Ter uma piscina em casa é levar beleza e conforto para o dia a dia dos moradores.

Mas muitos esquecem que incrementar um projeto paisagístico para essa área valoriza o espaço e deixa sua residência muito mais bonita e agradável.

É interessante se informar com dicas adequadas para a execução de uma piscina segura e aproveitável.

Um dos pontos iniciais a se pensar é onde ela está inserida e a circulação em torno dela.

Por isso traçar caminhos alternados com plantas e arbustos para sombreamento é uma ótima opção.

Para quem não quer errar pensar na escolha de piso um deck de madeira sempre harmoniza com esse tipo de espaço, pois além de ser seguro podem ser utilizado de várias formas: como espaço para tomar sol, circulação, apoiar vasos de plantas, colocar mesas e cadeiras para um almoço e entre outros.

A escolha das plantas é uma tarefa difícil, mas é essencial adicionar cores a essa área seja com plantas ou flores.

O bom é escolher espécies que não tenham muitas folhas, que se adaptam bem a luz natural e com arvores de pequeno e médio porte. Isso porque a natureza tem um crescimento natural então às folhas tendem a cair, as plantas a secarem e as arvores a expandirem.

Outra dica legal é deixar a piscina com uma iluminação bacana durante a noite. Aproveite para adicionar luzes dentro da piscina, nos caminhos ao longo da passagem da casa até a piscina e em sua borda.

Isso destaca essa área o que deixa o ambiente moderno e aconchegante.

Com essas dicas não tem como você errar no projeto de paisagismo de sua piscina.

Para que entenda melhor separamos alguns projetos dos mais variados gostos:


Vem com a loira.


COMO DEVEM SER AS PLANTAS PRÓXIMAS DA PISCINA



Sobre as folhas, quando elas caem com frequência ou são pequenas, acabam sujando em demasia tanto a área calçada do entorno da piscina como a própria piscina. Essas folhas diminutas podem ainda entupir a tubulação de circulação e filtragem de água.

Sobre as raízes, muita atenção a elas! Não são somente as árvores de grande porte que podem causar danos. Algumas palmeiras possuem fortes e grandes sistemas radiculares que conseguem destruir muretas e a própria estrutura da piscina devido à pressão que exercem. Uma dessas é a popular areca-bambu outra, a palmeira-fênix

Obviamente, respeitando-se uma distância mínima de afastamento da piscina essas plantas podem ser usadas sem que haja problemas. Essa distância deve ser proporcional ao tamanho da planta. Quando se deseja maior proximidade, recursos como construção de caixas de contenção reforçadas com concreto e armação de ferro podem ser empregados.

Sobre os espinhos, a recomendação de tê-los ou não é uma questão de bom senso. Deve-se avaliar antes quem frequentará o local e onde estarão as plantas. Em piscinas onde crianças correm livremente, os espinhos são armadilhas aguardando uma distração.



O QUE NÃO SE DEVE PLANTAR PRÓXIMO A PISCINA

Evite plantas que contenham folhas muito pequenas e que podem acabar se desprendendo com maior facilidade do caule, pois elas podem sujar a água da piscina. Procure também não plantar espécies que possuam folhas caducas, que são aquelas que se desprendem totalmente da planta em uma determinada época do ano, pois elas podem fazer muita sujeira. Outro tipo de planta que não deve ser colocada em volta da piscina são as que possuem espinhos, pois como a piscina é uma área com grande circulação de pessoas, eles podem acabar ferindo alguém.  Evite plantas com raízes muito agressivas, principalmente em espaços no qual o canteiro está em contato direto com o piso, pois pode danificá-lo, assim como a tubulação da piscina. Evite também plantas que necessitam de podas frequentes, o excesso de folhas pode prejudicar a manutenção da piscina.



ALGUMAS ESPÉCIES INDICADAS PARA OS JARDINS DA PISCINA


PALMEIRA TRIANGULAR

Palmeira de clima tropical originária de Madagascar alcança 6m de altura e aprecia pleno sol. É indicada também para regiões litorâneas, com solos arenosos. Mantenha espaçamento mínimo de 2m entre a palmeira e a piscina.


PALMEIRA FÊNIX


Palmeira delicada originária do Sudeste Asiático pode ser mantida tanto a pleno sol como meia-sombra e clima tropical e subtropical. Atinge 4 m de altura. Se adquirida com mais de 1,7 m de tronco evita-se acidentes com os espinhos na base de suas folhas. Mantenha espaçamento mínimo de 2 m entre a palmeira e a piscina. Se em vasos, opte pelos maiores, com 1 m de diâmetro por 0,8 m de altura.


PALMEIRA DAS CANÁRIAS

Palmeira robusta originária das Ilhas Canárias, de pleno sol e climas tropical e subtropical, atinge 15 m de altura. Se adquirida com mais de 1,7 m de tronco evita-se acidentes com enormes espinhos na base de suas folhas. Mantenha espaçamento mínimo de 4 m entre a palmeira e a piscina.


COCO - ANÃO


O nosso querido coqueiro da Bahia fica também muito interessante em jardins de piscinas, conferindo um ar praiano. É nativo das Américas do Sul e Central e deve ser mantido a pleno sol. Mantenha espaçamento mínimo de 3 m entre a palmeira e a piscina.


PALMITO ESPANHOL

Palmeira delicada originária do Mediterrâneo, aprecia clima subtropical , temperado e tropical de altitude. Seu uso em climas mais quentes deve ser a meia-sombra. Mantenha espaçamento mínimo de 2m entre a palmeira e a piscina.


JASMIM MANGA

Árvore de flores perfumadas, parcas grandes folhas e bastante tropical é originária das Américas do Sul e Central. Deve ser mantida a pleno sol. Chega a 5 m de altura. Em Bali é raro ver uma piscina que não tenha um jasmim-manga. Mantenha espaçamento mínimo de 1,5 m entre a palmeira e a piscina. É tóxica!


PORTA DE ELEFANTE

Planta mexicana de clima tropical e pleno sol, suporta climas secos. Alcança 5m de altura. Fica bem também em grandes bacias. Cuidado! As folhas cortam as mãos.


DRACENA ARBÓREA

Árvore elegante, de origem africana e clima tropical e equatorial, aprecia pleno sol. Atinge 10 m de altura. É perfeita para a piscina pois além de ter folhas grandes, estas são perenes.


DRAGOEIRO

Planta muito antiga e escultural, originária das Ilhas Canárias e Ilhas da Madeira e Açores, tem crescimento muito lento, podendo chegar a 20 m quando adulta. Aprecia clima subtropical e tropical Pode ser usada tanto em vasos como ser plantada diretamente no chão.


HELICÔNIAS


Originárias da América do Sul em sua grande maioria, são plantas que agregam ar tropical pela sua viçosa folhagem ou suas exuberantes brácteas (folhas modificadas para atrair os polinizadores) coloridas. Algumas atraem beija-flores. São várias as espécies que ficam interessantes em jardins de piscinas:


MAIS IDEIAS PRA INSPIRAR VOCÊ.


Gostou do post?

Então comente e compartilhe.

1000 beijinhos da loira.

Até a próxima.

Comments


bottom of page